segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Arroz de Legumes

Mais um fim de semana que passou a correr, uma viagem até à terrinha, visitar a familia e voltar a casa, tudo a correr porque 2 dias não dá para quase nada...
Para hoje deixo-vos um arroz de legumes que utilizo frequentemente para acompanhar peixe frito, desta vez serviu como par de filetes de pescada.



Ingredientes:

1 cháv. de couve portuguesa cortada em juliana
1 cháv. de ervilhas
1 cenoura ralada
1 cebola
1 c.(sopa) azeite
2 cháv de arroz
5 cháv de água

Preparação:

Pique a cebola em bocadinhos bem pequenos e coloque num tacho com o azeite, leve ao lume até a cebola estar bem lourinha. Junte a couve e a cenoura e deixe cozinhar um pouco mexendo de vez em quando. Adicione a água e quando esta começar a ferver coloque as ervilhas e deixe ferver novamente. Finalmente adicione o arroz, mexa e deixe cozer.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pastéis de Tentúgal

Adoro, simplesmente adoro pastéis de Tentúgal e disseram-me que esta era a receita e que era super simples de fazer, assim num dia que decidi dedicar-me aos doces resolvi fazer estes pastéis, são de facto muito simples de fazer e muito saborosos, são de facto uma excelente imitação dos pastéis de Tentúgal, mas não são realmente iguais... Dão para matar saudades quando estou longe...



Ingredientes:

2dl de água
25og de açúcar
8 gemas
1 pac de massa filó
Açúcar em pó q.b.

Preparação:

Num tacho junte a água e o açúcar e leve ao lume até fazer uma calda. À parte bata 8 gemas e junte pouco a pouco um pouco da calda de açúcar (tem que ser aos poucos para as gemas não cozerem), depois juntam-se à restante calda e deixa-se engrossar.
Corta-se a massa filó em rectângulos e uma a uma passa-se com 1 pincel com manteiga. Sobrepõem-se 3 ou 4 folhas, põe-se o recheio e leva-se ao forno até corar. Por fim polvilham-se os pastéis com açúcar em pó.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cereais

Pequeno almoço de fim de semana...



Ingredientes:

1/2 chávena de cornflakes
1 maçã
1 iogurte natural
2 bolachas de Aveia

Preparação:

Descasque a maçã e corte-a em cubos. Coloque os cornflakes num prato e junte a maçã e o iogurte. Triture as bolachas e polvilhe o preparado anterior. Mexa tudo e está pronto a comer.

sábado, 21 de agosto de 2010

Lombo de Porco no forno

Este prato não tem nada de difícil é só colocar tudo num tabuleiro de ir ao forno temperar e levar ao forno...
Os ingredientes são:

1 lombo de porco
batatas pequenas
3 dentes de alho
sal q.b.
piri-piri q.b.
Vinho branco q.b.
polma de tomate
água



Preparação:

Descasque as batatas. Coloque o lombo no tabuleiro e coloque as batatas à volta da carne. Tempere com sal e piri-piri a gosto. Junte o alho picado, a polpa de tomate e regue com vinho branco e com um pouco de água. Leve ao forno e deixe assar a carne e as batatinhas. Vá virando para corar de ambos os lados. Quando estiver assado corte o lombo em fatias e está pronto a servir.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Arroz de Pato

Numa das últimas vezes que fui a casa dos meus pais, a minha mãe deu-me um patinho para fazer um belo arroz de pato, receita que andei a adiar porque sou atacada pela preguiça quando se trata de fazer pratos mais complexos só para mim... Assim esperei que surgisse uma oportunidade e como precisei fazer um jantarinho para o meu namorado e para o pai dele (homens sozinhos em casa precisam sempre de uma ajudinha na cozinha :)), foi altura de tirar o patinho do congelador e meter as mãos na massa, neste caso mãos no arroz... E ficou assim:



Ingredientes:

Metade de um pato grande
1 chouriço
bacon em tiras q.b.
1 cebola grande
3 dentes de alho
azeite q.b.
2 chávenas de arroz
água q.b.

Preparação:

Em primeiro coza o pato na panela de pressão com uma cebola cerca de 1 hora. Depois de cozido e frio desfie em pedaços pequenos e reserve.
Faça um refogado com a cebola cortada em cubos pequenos, o alho em rodelas e um pouco de azeite, deixe até a cebola ficar bem dourada. Junte o chouriço cortado em rodelas (reserve algumas rodelas para decorar) e o bacon (reserve um pouco também para decorar)e deixe em lume brando durante algum tempo até o azeite adquirir o sabor das carnes. Junte então o pato já desfiado e meio copo de água, deixe cozer um pouco.
Junte então 5 chávenas de água e quando começar a ferver junte 2 chávenas de arroz e deixe cozinhar até o arroz abrir.
Coloque tudo num tabuleiro de ir ao forno, decore com o chouriço em rodelas e as tirinhas de bacon e leve ao forno até acabar de cozer e ficar tostado.

Ficou muito bom e todos gostaram... Fiquei aprovada, eu e o arroz de pato;)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pudim de Coco & Morangos

Esta é uma receita retirada da revista nº 1289 de "Segredos de Cozinha", pode dizer-se que é uma experiência a repetir porque é muito bom...




Ingredientes:

6 folhas de gelatina incolor
200ml de natas
1,5dl de leite condensado
200ml de leite de coco
3c. (sopa) de coco ralado

Preparação:

Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Bata firmemente as natas, junte-lhes o leite condensado e envolva delicadamente. De seguida, misture o leite de coco.
Escorra as folhas de gelatina e junte-lhes 3c (sopa) do preparado anterior. Leve a lume brando e mexa até derreter. Retire e junte com o restante creme. Acrescente o coco ralado, misture-o e deixe repousar 15minutos.
Disponha o preparado numa forma com buraco e leve ao frigorífico até ficar bem sólido. Desenforme o pudim e sirva com o molho de morangos (receita aqui)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Macarronete com Ervilhas e Chouriço

Uma receita rápida que serviu para acompanhar uns bifes grelhados...



Ingredientes:

1 cebola
3c. sopa de azeite
1 tomate (limpo de peles, de sementes e reduzido a puré)
300g de macarronete (pode ser trocado por outra massa)
100g de ervilhas
1/2 chouriço
Água q.b.

Preparação:

Corte a cebola em cubos bem pequenos e leve ao lume com o azeite até a cebola estar bem lourinha. Junte depois o tomate e o chouriço cortado em rodelas, deixe fritar um pouco.
Adicione água (o suficiente para cozer a massa) e quando ferver introduza as ervilhas, aguarde que a água volte a ferver e junte a massa. Deixe cozer cerca de 8 a 10m e está pronto a servir.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Tomates


Chegou a época do tomate e os pais do meu namorado ofereceram-me uns quantos, como estavam a começar a ficar estragados resolvi aproveitar para guardar de forma a estar sempre pronto a colocar no tacho :)
Assim limpei os tomates de peles e sementes, coloquei num recipiente e com a varinha mágica reduzi tudo a puré. Coloquei nas cuvetes do gelo e coloquei no congelador. Sempre que precisar de polpa de tomate, é só retirar os cubinhos que precisar e colocar directamente no tacho. Desta forma não se estragou nenhum tomate e quando a época do tomate já tiver acabado vou continuar a ter quando precisar.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Salada de Arroz


Com o calor que tem estado nos últimos tempos, o que apetece é refeições frescas, desta vez fiz uma salada para aproveitar o arroz que estava no frigorífico de uma refeição anterior.

Ingredientes:

Arroz cozido
1 lata de milho
2 latas de atum
100g de ervilhas
1 cenoura
2 ovos
azeitonas q.b.
maionese (opcional)

Preparação:

Aproveite restos de arroz ou então coza 1 chávena de chá de arroz e deixe arrefecer. Coloque numa saladeira, junte o atum, o milho e a cenoura ralada. Adicione também as ervilhas e os ovos em rodelas, previamente cozidos. Decore com azeitonas. Pode envolver tudo em maionese ou servir ao natural e poupar nas calorias ingeridas ;)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Molho de Morangos


Hoje a sugestão é um molho de morangos que serve para colocar em pudins, tortas ou aquilo que a imaginação ditar, desta vez serviu para decorar um pudim. É uma receita retirada de uma revista das muitas que andam cá por casa.

Ingredientes:

150g morangos
50g de açúcar
água q.b.

Preparação:

Lave e corte em pedaços os morangos, coloque-os num tacho com o açúcar e alguns pingos de água. Leve a lume brando e deixe cozinhar cerca de 5minutos, mexendo de vez em quando; retire e com a ajuda de uma varinha mágica triture. Deixe arrefecer e está pronto a ser utilizado.

Bom apetite!