sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Filhoses em Flor

O Ano 2011 está a chegar ao fim e posso dizer que este ano foi um ano feliz, eu e o F. conseguimos finalmente a nossa casinha, fui pedida em casamento, recebi um anel de noivado e marcámos o casamento, foi um ano bem cheio de emoções.
Que o ano 2012 seja tão bom ou ainda melhor que este (apesar da crise), temos uma casa para decorar e mobilar, um casamento para planear, convites para fazer e um monte de amigos para convidar, por isso espera-nos um ano bem recheado de trabalhinho.
Desejo a todos os que me acompanham aqui no blog um excelente 2012, que o novo ano traga a realização de muitos dos nossos sonhos.
Enquanto o novo ano não chega, vamos comendo uns docinhos tradicionais da época.



Ingredientes:

3 ovos
1 c. (sopa) manteiga
raspa e sumo de 1 laranja
1 pitada de sal
6 c. (sopa) farinha
2 dl de leite
Óleo ou azeite q.b.
Açúcar e canela q.b.

Preparação:

Bata os ovos e junte a manteiga previamente derretida, a raspa e o sumo de laranja.
Vá juntando a farinha aos poucos e mexendo sempre. Adicione o sal e o leite, mexa bem e deixe repousar cerca de 30 minutos.
Entretanto coloque bastante óleo numa frigideira e deixe aquecer. Coloque as formas no óleo para aquecerem. Depois de as formas estarem quentes, coloque-as na massa (mas não deixe a massa cobrir a forma por completo, caso contrário a massa fica agarrada na forma), retire e coloque no óleo, abanando ligeiramente até a massa se desligar da forma. Repita a operação até acabar a massa.


(receita adaptada de uma revista "segredos de cozinha" e de algumas consultas aqui na net)

sábado, 17 de dezembro de 2011

Aletria

Esta fui buscar ao baú... :) A foto foi da aletria que preparei na passagem de ano 2010/2011 mas serve perfeitamente para ilustrar esta receita tão natalícia. Aletria é um doce que não aprecio, no entanto o F. gosta muito e por isso decidi fazer, pela primeira vez, ficou muito cremosa e até comi um pouco, já o F gosta dela mais seca, de tal forma que se cortam fatias como se de um bolo se tratasse... Não foi desta que acertei com a receita mas posso sempre continuar a tentar... Para quem gostar de Aletria cremosa pode sempre experimentar esta que é muito boa.



Ingredientes:

1/2L de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
10 c. (sopa) de açúcar
4 gemas
1 c. (sobremesa) de açúcar
um fio de leite
1 tigela de água fria
8 meadas de aletria

Preparação:

Coloque a água fria e a aletria num tacho, desfazendo as meadas com a mão. Leve o tacho a lume brando. Numa taça, bata as gemas com 1 c. (sobremesa) açúcar e um fio de leite. Num fervedor, leve o leite a ferver juntamente com o restante açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Retire a casca do limão e o pau de canela. Deite o leite sobre a aletria e mexa sempre com um garfo até a aletria cozer (cerca de 3 minutos). Fora do lume, deite em fio as gemas mexendo bem. Leve novamente ao lume. Assim que levantar fervura retire. Deite a aletria numa travessa larga e, depois de arrefecer, enfeite a gosto com canela.

Nota: Esta receita retirei de um blog aqui na net, mas sinceramente não me recordo de onde, se alguém reconhecer a receita, por favor coloque aqui indicação.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Filhoses

Na minha terra, os filhoses são muito simples, não levam quase nada, não dão trabalho nenhum e quando explico como se fazem ninguém acredita... Estão todos habituados a outro tipo de filhoses... De qualquer forma, mesmo sendo feitos de forma diferente representam tão bem esta quadra natalícia como qualquer outro tipo de filhós.



Ingredientes:

Abóbora
Farinha
Sal q.b.
Óleo para fritar
Açúcar e Canela

Preparação:

Coza a abóbora em água temperada de sal. Depois de cozida deixe escorrer muito bem a abóbora ( lá em casa costuma-se colocar num saco de pano e deixar escorrer durante umas horas). Coloque a abóbora num alguidar, junte um punhado de farinha e mexa tudo muito bem até obter a consistência desejada.
Aqueça uma frigideira com óleo, e quando estiver quente, forme pequenas bolinhas com a massa e coloque a fritar.
Coloque num prato com papel absorvente para escorrer os filhoses. Transfira para o prato de servir e polvilhe com açúcar e canela a gosto.