domingo, 30 de dezembro de 2012

Pinheiros de Canela

Este ano o Natal passou-se cá em casa,  pela 1ª vez passei o Natal com o F., como somos de cidades tão distantes nunca deu para passar o Natal em conjunto, este ano o 1º como casados, não abdicámos de o passar na nossa casa, finalmente arrumadinha e decorada. A consoada, foi com a minha irmã, os pais e os sogros, o almoço de Natal foram os mesmos e mais alguns, a cunhada, os sobrinhos, os primos, a nossa sala ficou apertadinha para tantos, mas o que vale é a intenção e a nossa era ter a família junta. Com tanta confusão não deu para tirar fotos de nada que tenha feito para as "paparocas", mas paciência... Tudo correu bem.
E quem disse que o Natal acabou? Por aqui ele continua, acabadinhas de fazer estão estas bolachinhas de canela, deliciosas... (finalmente experimentei o meu dispara-biscoitos).

Ingredientes:
140g açúcar
160g margarina
1 ovo
sal q.b.
1 c. (sobremesa) fermento em pó
250g farinha
canela q.b. (2 ou 3 c. sopa)
Preparação:
Bata o ovo com o açúcar e a margarina previamente derretida. Junte a canela e aos poucos a farinha com o fermento. Amasse tudo muito bem e reserve.
Coloque a massa no dispara-biscoitos. Sobre um tabuleiro (coberto com um tapete de silicone ou papel vegetal) vá "disparando" os biscoitos e leve ao forno a cerca de 160º (+-10/15m).
São muito bons para acompanhar o chá ou um café.

Espero que tenham todos um excelente 2013 apesar das dificuldades anunciadas e espero que continuem desse lado a ver o que se cozinha por aqui. Até para o ano.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Massa Gratinada

Esta receita foi feita a pensar no "Convidei para Jantar" - Cidades do Mundo, este mês alojado no blogue Marmita e iniciado pelo blogue Anasbageri. Quando vi este desafio não pude pensar noutra cidade... Roma... Uma cidade linda, um monumento em cada edifício, uma cidade que me lembra o Amor, ou não tivesse sido a cidade onde passei a Lua - de - Mel :)
E como pensar em Roma é pensar em massas, aqui fica uma receita bem rápida.


Ingredientes:

200g Massa
100g de ervilhas
1 lata de salsichas
1 mão cheia de azeitonas descaroçadas
Cogumelos q.b.
sal q.b.
200ml de molho bechamel
Queijo Ralado


Preparação:
Coza a massa e as ervilhas em água temperada de sal. Depois de cozida escorra, junte as salsichas em rodelas, os cogumelos e as azeitonas. Adicione o molho bechamel e misture bem. Coloque num tabuleiro de forno e cubra com queijo ralado. Leve a forno cerca de 15m (até o queijo ter derretido). Sirva com uma salada.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bolo Rainha

Depois de tanto tempo ausente deste meu cantinho, voltei... Depois de organizar o grande dia, foi a vez de organizar a casa nova e talvez também um pouco de preguiça, foi-me afastando por uns tempos. Com o mês de Dezembro, voltou a vontade de compartilhar com vocês o que se faz aqui nesta cozinha. Este sábado foi dia de enfeitar a árvore de Natal, de decorar a casa, de ouvir músicas de Natal e aproveitando uma prendinha de casamento (máquina de fazer pão), experimentar um Bolo Rainha que estará presente na mesa da consoada. A receita encontrei aqui, apenas troquei os pinhões por sultanas douradas e aqui está o resultado.