segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pão Saloio Recheado para um escritor

Não costumo participar em concursos, passatempos ou outros do género, mas quando vi o 5º desafio do "Convidei para jantar", promovido pelo blog "De cozinha em cozinha passando pela minha", não resisti em participar, afinal o meu amor pelos livros é tão grande como o gosto pelo cozinhar. Quando vi o tema deste mês não tive dúvidas, o primeiro nome que surgiu na minha cabeça foi exatamente quem escolhi, poderia ter escolhido muitos outros, de várias nacionalidades ou géneros literários, optei por um escritor português, aquele que mais gosto de ler, espero que gostem.
Convidei para jantar, nesta minha humilde cozinha José Rodrigues dos Santos, porque adoro a sua escrita e porque li e adorei todos os livros que escreveu. Preparei-lhe para entrada um Pão Saloio recheado,acompanhado por umas mini-tostas.
Ingredientes:
1 pão saloio
250g de queijo ralado (escolhi 4 queijos)
1 frasco de maionese
3 dentes de alho
oregãos q.b.

Preparação:
Faça um buraco no topo do pão e através dele retire todo o miolo. Numa tigela misture o queijo co a maionese, os dentes de alho muito picadinhos e os oregãos. Recheie o pão com esta mistura e leve ao forno até derreter. Acompanhe com tostas pequeninas ou torre o miolo que retirou do pão e sirva. É na mesa que vão surgindo conversas sobre os livros escritos, os que ainda estão por escrever e tantas outras coisas, porque as conversas são como as cerejas e um assunto puxa outro...

2 comentários:

  1. Maria João,
    Também partilho dessas tuas duas paixões: culinária e livros. Sou incapaz de me separar dos meus livros. de vez em quando lá empresto algum, daqueles que não me prendeu tanto, mas ainda assim fico com um nó na garganta. Enfim.
    Obrigada por teres aberto uma excepção a este desafio. A tua particiapção veio enriquecê-lo, não tenhas dúvidas.
    Ando para experimentar esse pão faz tempo, mas ainda não surgiu a oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li o Anjo Branco de José Rodrigues dos Santos, mas quem leu adorou.
    Este pão é magnifico, uma ideia simples e tão deliciosa.

    ResponderEliminar