segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Arroz de Pato

Numa das últimas vezes que fui a casa dos meus pais, a minha mãe deu-me um patinho para fazer um belo arroz de pato, receita que andei a adiar porque sou atacada pela preguiça quando se trata de fazer pratos mais complexos só para mim... Assim esperei que surgisse uma oportunidade e como precisei fazer um jantarinho para o meu namorado e para o pai dele (homens sozinhos em casa precisam sempre de uma ajudinha na cozinha :)), foi altura de tirar o patinho do congelador e meter as mãos na massa, neste caso mãos no arroz... E ficou assim:



Ingredientes:

Metade de um pato grande
1 chouriço
bacon em tiras q.b.
1 cebola grande
3 dentes de alho
azeite q.b.
2 chávenas de arroz
água q.b.

Preparação:

Em primeiro coza o pato na panela de pressão com uma cebola cerca de 1 hora. Depois de cozido e frio desfie em pedaços pequenos e reserve.
Faça um refogado com a cebola cortada em cubos pequenos, o alho em rodelas e um pouco de azeite, deixe até a cebola ficar bem dourada. Junte o chouriço cortado em rodelas (reserve algumas rodelas para decorar) e o bacon (reserve um pouco também para decorar)e deixe em lume brando durante algum tempo até o azeite adquirir o sabor das carnes. Junte então o pato já desfiado e meio copo de água, deixe cozer um pouco.
Junte então 5 chávenas de água e quando começar a ferver junte 2 chávenas de arroz e deixe cozinhar até o arroz abrir.
Coloque tudo num tabuleiro de ir ao forno, decore com o chouriço em rodelas e as tirinhas de bacon e leve ao forno até acabar de cozer e ficar tostado.

Ficou muito bom e todos gostaram... Fiquei aprovada, eu e o arroz de pato;)

Sem comentários:

Enviar um comentário